“Cartas Urbanas”, uma websérie geocrítica

Por Lucas Rocha

 

O Observatório das Metrópoles divulgou recentemente a websérie “Cartas Urbanas”, que conta narrativas acerca do direito à cidade a partir do ponto de vista de moradores de diferentes partes da periferia de Fortaleza, no Ceará, cuja proposta centra-se em uma crítica social e territorial.

03-05-2016 16-08-26
Websérie sobre o direito à cidade: “Cartas Urbanas”. Imagem: Reprodução – “Cartas Urbanas”.

Segundo a nota de divulgação, os três primeiros episódios retratam as comunidades de Trilhos, o Grande Bom Jardim e Serviluz, na capital cearense. Cada episódio tem duração de 13 minutos e a websérie foi produzida pelo Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (LEHAB/UFC) e pela produtora Nigéria. Esta websérie é um dos resultados de um projeto maior que integra a Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles por meio do projeto “Planejamento urbano e direitos humanos no Brasil: implementação do direito à moradia e à cidade”, com patrocínio da Fundação Ford.

A série retrata a resistência de algumas comunidades em permanecer em suas localidades, onde a força do capital imobiliário formula um campo de forças pelo uso do território, resultando assim na formação de uma frente organizada de luta popular e direito à cidade por movimentos sociais.

“Cartas Urbanas” tem já disponível três episódios: “Comunidade em Ruínas”, “Fronteira Esquecida” e “Paraíso Segregado”. Todos estão disponíveis para assistir no endereço: Cartas Urbanas no Vimeo

Para maiores informações, acesse o site do Observatório das Metrópoles.

Fonte:

 “Cartas Urbanas: websérie sobre direito à cidade”. Observatório das Metrópoles.

Deixe um comentário